À LUZ DE VELAS

 


Em qual situação podemos nos considerar a luz de velas?

Vejamos alguns pontos que podem muito esclarecer ou até mesmo abrir um alerta. 

1.  Sendo o PGR a primeira documentação a ser elaborada pela organização, ele atende plenamente a NR 1?

(Observe na NR 28 quais seriam as multas previstas por este descumprimento) 

2.      Como está o Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais? 

3.      Qual a qualidade técnica de suas documentações? 

4.      Atualmente você pode “garantir” que todas documentações estão atualizadas? 

5.      As documentações conversam entre si? 

6.      Além das documentações referentes ao MTE, o seu LTCAT está atualizado conforme as ações previstas no Plano de Ação do PGR? 

7.   O código GFIP correspondente aos agentes nocivos do LTCAT estão de acordo com as condições ambientais existentes? 

8.    Os setores de Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho, DP/RH, Jurídico e até o TI se conversam quanto as informações a serem enviadas para o eSocial? 

9.      Já que falamos do eSocial, como estão os envios destas informações? 

10. Sendo você um profissional de Segurança e Saúde Ocupacional, como está a sua condição técnica quanto as mudanças que foram promovidas até o momento pelo MTE e pela RFB? 

Parece assustador, mas é plena verdade! Você consegue responder todas essas 10 perguntas com total segurança? 

O mais interessante é que através de algumas perguntas, fica extremamente fácil criar um cenário que pode apresentar três situações:

a)      Tranquilidade e segurança.

b)       Incerteza.

c)      Pânico por identificar que nem tudo está de acordo com o que a legislação preconiza.

Já observou que no mercado temos diversos curso que principalmente apresenta a melhor estratégia comercial para te encantar: “DISPONIBILIZAMOS MODELOS”, outro ponto relevante é que você estará se transformando em um “Especialista”, porém para ser considerado um especialista existem alguns requisitos.

Especialista: Indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação, profissão etc.

Será que com algumas horas de curso é possível se tornar um?

Outro ponto importante está nas ofertas de “pendrives” que já trazem diversos modelos de LTCAT, PGR e outros documentos que certamente não refletem a realidade de sua organização e talvez a própria legislação referida ao documento.

Mais uma informação bem interessante, ainda temos profissionais que solicitam modelos de documentos, mais em momento alguma produzem algum documento do qual necessitam e postam em um grupo para que os integrantes o ajudem a perceber seus erros e acertos, proporcionando assim o aprendizado e a troca de experiência.

 

Por fim, deixo uma pergunta. Como você se mantém atualizado quanto ao seu acervo técnico? E qual o custo para sua organização ou para até você mesmo pelo não atendimento normativo ao MTE e RFB? 

Se em algum momento você se identificou entre os 10 itens apresentados ou nas condições descritas não estarem atendidos, certamente você está “A LUZ DE VELAS”.


“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada, apenas dê o primeiro passo.”

Martin Luther King

         Foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968.

Comentários

Postagens mais visitadas