Adicional de Insalubridade e Periculosidade por Consulta

      Vem sendo constante em Grupo de Discussão dúvidas quanto a identificação de Adicionais de Insalubridade e Periculosidade.

        Estas dúvidas são apresentadas no Grupo com a descrição de uma situação de trabalho e seguidamente em alguns casos com a informação de que já foi visto no Grupo uma informação sobre o caso, indicando ou não o direito de pagamento de Adicional.
         No andamento da dúvida, aparecessem profissionais ajudando ou complicando e principalmente orientando de forma errônea.

            A situação mais grave, que poucos se atentam esta relacionada ao fato simples de que ao querer ajudar, o profissional apresenta uma conclusão sobre o fato, já definindo o direito a pagamento do Adicional que foi questionado.

            Mais onde então está o erro em ajudar ?

         A questão principal não é o erro em ajudar, mais na forma de estar oferecendo a ajuda.

             Vejamos as implicações que ocorrem observando um exemplo.

          "Rolou uma discussão sobre o direito ou não ao adicional de 30% de Periculosidade o colaborador que faz a troca do gás das empilhadeiras, porém não me recordo qual foi o consenso que o grupo chegou? 

             Alguém poderia me ajudar? 

         Na minha opinião este colaborador faz jus ao Adicional sim, porém gostaria de saber qual o embasamento legal?"

          Neste caso um profissional solicita uma ajuda quanto ao caso de troca de cilindro em empilhadeiras movidas a GLP, sendo que ainda opina que existe a condição favorável ao pagamento, porém gostaria do embasamento legal.

           Outros profissinais em ajuda apresentam suas colocações, uns sendo favorável ao pagamento e outros não, mais sem uma análise mais criteriosa do caso.

       Não procuram orientar acertivamente sobre o caso incitando o profissional com dúvida a analisar a situação do ambiente, a forma de trabalho e principalmente a comparação com a NR-16 (que seria o caso).

              Simplesmente, no caso daqueles que são favoráveis ao pagamento do Adicional, indicarem que deve ser pago.

             Neste caso, fica extremamente perigoso um profissional sem ter periciado o local, sem saber mais detalhes sobre a atividade afirmar por simples analogia e comparação de uma descrição que uma atividade temnha direito a um Adicional seja de Insalubridde ou Periculosidade.

               A intensão de ajuda é excelente, porém cabe ao profissional ter a consciência de como deve ajudar de forma acertiva e esclarecedora.

                Para uma pequena reflexão deixo um texto abaixo.

(Max Geringher)

         Numa  das  empresas  em  que  trabalhei,  eu  fazia  parte  de  um grupo de treinadores voluntários.
       
        Éramos  coordenados pelo chefe de treinamento, o professor Lima, e tínhamos até um lema: 

"Para poder ensinar, antes é preciso aprender" (copiado, se bem me recordo, de  uma  literatura  do Senai).

         Um dia, nos reunimos para discutir a melhor forma  de  ministrar  um curso para cerca de 200 funcionários.

        Estava claro que  o  método  convencional:  botar  todo  mundo  numa sala, não iria funcionar,  já  que  o  professor  insistia  na  necessidade  da interação, impraticável  com  um  público daquele tamanho.

       Como sempre acontece nessas reuniões,  a  imaginação  voou longe do objetivo, até que, lá pelas tantas, uma  colega  propôs  usarmos  um  trecho do Sermão da Montanha como tema do evento.

         E  o  professor,  que  até  ali  estava  meio quieto, respondeu de primeira.

        Aliás, pensou alto:

        - Jesus era peripatético...

      Seguiu-se uma constrangida troca de olhares, mas, antes que o hiato pudesse ser quebrado por alguém com coragem para retrucar a afronta, dona Dirce, a secretária,  interrompeu a reunião para dizer que o gerente de RH precisava falar  urgentemente  com  o  professor.  
       
         E lá se foi ele, deixando a sala à vontade para conspirar.

       - Não  sei  vocês,  mas  eu achei esse comentário de extremo mau gosto, disse a Laura.

     - Eu  nem diria de mau gosto, Laura. Eu diria ofensivo mesmo, emendou o Jorge,  para  acrescentar  que  estava  chocado, no que foi amparado por um silêncio geral.

    - Talvez  o  professor  não  queira  misturar religião com treinamento, ponderou o Sales, que era o mais ponderado de todos.

       - Mas eu até vejo uma razão para isso...

       - Que é isso, Sales? Que razão?

       - Bom, para mim, é óbvio que ele é ateu.

       - Não diga!

      - Digo.  Quer  dizer,  é  um  direito  dele.  Mas  daí  a  desrespeitar a religiosidade alheia...

     Cheios  de fúria, malhamos o professor durante uns dez minutos e, quando já estávamos sentenciando à fogueira eterna, ele retornou. Mas nem percebeu a hostilidade. Já entrou falando:

      - Então, como ia dizendo, podíamos montar várias salas separadas e colocar umas  20 pessoas em cada uma. É verdade que cada treinador teria de repetir a  mesma  apresentação  várias vezes, mas... 
     
       Por que vocês estão me olhando desse jeito?

     - Bom, falando em nome do grupo, professor, essa coisa aí de peripatético, veja bem...

       - Certo!  Foi  daí  que  me  veio  a idéia. Jesus se locomovia para fazer pregações,  como  os  filósofos gregos também faziam, ao orientar seus discípulos.

       Mas Jesus foi o Mestre dos Mestres, portanto a sugestão de usar o Sermão da Montanha foi muito feliz. Teríamos uma bela mensagem moral e o deslocamento físico...  Mas  que  cara  é  essa?

      - Peripatético  quer dizer "o que ensina caminhando".

     E  nós ali, encolhidos de vergonha. Bastaria um de nós ter tido a humildade de  confessar  que  desconhecia a palavra que o resto concordaria e tudo se resolveria  com  uma simples ida ao dicionário. Isto é, para poder ensinar, antes era preciso aprender. Finalmente, aprendemos duas coisas.

A primeira é: o fato de todos estarem de acordo não transforma o  falso  em verdadeiro.

E  a  segunda é: que a sabedoria tende a provocar discórdias.

Mas a ignorância é quase sempre unânime.




             

Comentários

Postagens mais visitadas