Formulário - Como Elaborar ?

            - Preciso de um modelo de ...
            
            Assim começa o martírio de muitos profissionais ao ser solicitado para elaborar uma Análise, um Estudo, um Check List entre outros tantos tipos de documentos, esbarrando no processo de criação, por não possuir meios que o ajudem na elaboração.

             Mas que meios seriam estes ?

            O que trava o profissional para que não consiga criar um documento ?   
        
           Quando falamos sobre meios para ajudar na elaboração, nos referimos a alguns pontos a serem analisados, tais como:

             1. Qual o objetivo que se pretende com o documento ?

             2. Que informações são importantes à serem inseridas ?

             3. Quem estará utilizando o documento ?

             4. O documento será utilizado por quanto tempo ?

         Obtendo as respostas para os questionamentos acima, deve o profissional preparar a estrutura deste documento com base nas informações abaixo:

             1. Logomarca e Identificação da Empresa;

             2. Mês e Ano;

             3. Quadro com as informações a serem coletadas;

        Obs.: É importante que as informações sejam objetivas para o sucesso 
                    dos resultados.

            4. Avalie o documento fazendo um "test drive" ou seja, faça um teste rápido para avaliar se atende ao objetivo proposto, efetuando as adequações que forem necessárias para depois aplicar o documento efetivamente.

           De posse dos resultados prepare um Relatório com a estrutura mínima abaixo, podendo acrescer com mais informações conforme achar necessário.

       1. Título do Relatório;

      2. Introdução apresentando o fato motivador para a criação e utilização do documento

       3. Objetivo que se pretende com o documento;

       4. Base de dados utilizada;

       5. Compilação dos dados coletados;

       6. Análise dos dados compilados; 

      7. Estudo dos dados compilados podendo ser a análise comparativa com padrões existentes na legislação e/ou na Empresa;

       8. Conclusão do estudo com a apresentação de propostas.

        Lembre-se que este Relatório será encaminhado para um profissional que pode ou não ser um especialista no assunto e que certamente pode ter ou não tido contato com o documento que foi elaborado e consequentemente com a coleta dos dados, devendo então o Relatório possuir uma estrutura que não gere dúvidas e também não aponte resultados consistentes.

          A questão é simples !

        Como profissional você deve conhecer todo o processo da Empresa e possuir uma Visão 360° para que seu trabalho seja consistente e prático.

          Complementando, utilizar modelos pode ser até bom, mas desde que estes modelos sejam a base para compor seu documento ou seja, um novo documento.


Comentários

  1. É isso que podemos chamar de não dar o peixe e sim ensinar a pescar![


    Paulo ficou muito bom e claro seus ensinamentos a respeito da criação de documentos!
    Parabéns!

    Abraços

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  2. Obrigado Nestor

    Espero que possa continuar contribuindo com outros temas.

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