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sábado, 12 de novembro de 2011

O Treinamento e sua Estrutura

          Muita das vezes nos deparamos com um grande problema:

          Como montar um treinamento a ser aplicado na minha empresa?
            
       Começa ai o grande martírio de muitos profissionais que não sabem como elaborar e por onde começar.

         Para orientar, segue um roteiro que ajudará na solução deste problema.



1. Fazendo-se Ouvir

      O único momento em que seu grupo se disporá a realmente o ouvir é quando você os estiver ensinando algo de que realmente precisem e não conheçam.

       Isto quer dizer que um treinamento terá melhores resultados se for feito muito próximo da necessidade de uso, ou durante as primeiras dificuldades em uma tarefa nova.

    Se o assunto a ser ensinado já se enquadra naturalmente nestes requisitos, já estamos a meio caminho andado.

      Se não se enquadra, salve seus esforços, e se concentre em identificar em sua equipe as dificuldades imediatas na execução das tarefas propostas.


2. Encontre Símbolos

     Para que a equipe entenda com clareza o que será ensinado, procure analogias imediatas com sua realidade.

     Isto quer dizer que se você vai ensinar juros compostos a um padeiro, explique que os juros atuam como o fermento da massa.

     Se for ensinar juros a um corretor de imóveis, ensine que é como um aluguel que se paga pelo dinheiro emprestado.


3. Organize de Forma Lógica

       Independente da grande importância de cada tema comece ensinando tudo que será necessário para que o grupo entenda o que virá por tema principal.

        Por exemplo, se você vai ensinar literatura brasileira, comece explicando um pouquinho de português.

      Se você vai falar de seguros, comece explicando sobre a dor que uma pessoa sente com suas perdas materiais e familiares.


4. Use a Lei da Ignorância

          Sabemos que um instrutor deve ser culto por natureza.

      Por isso é preciso tomar cuidado para não “contar” que todos tenham níveis homogêneos de conhecimento (background).

     Considere sempre que o grupo possua o menor conhecimento possível sobre o assunto: Zero.

       Se o grupo demonstrar que tem conhecimento prévio, melhor.

     Mas na maioria dos casos as pessoas concordam com tudo que você disser, inclusive quando pergunta se entenderam...


5. Use a Lei dos Pratos Limpos

        O fato de executar uma tarefa, não necessariamente garante o resultado esperado.

        O fato de passar  detergente e lavar com água, não garante que o prato esteja limpo.

        O fato de você executar corretamente o seu treinamento, não garante que a equipe entenderá tudo.

        Portanto, guie-se pela avaliação que fará da equipe, e não pelo que você já ensinou.

       Guie-se por resultados e não por tarefas.


6. Mantenha Ritmo

       Seja um treinamento falado ou escrito, é preciso que se imponha um ritmo marcado em cada tópico ensinado, evitando que o grupo disperse.

         Se você for falar textos, treine com um cronômetro.

      Trate seu texto como música pop: tem que ter uma chamativa introdução, um ritmo dançante, um solo no meio, e acabar rápido, para não ficar chato !

       Se você for executar o treinamento em módulos, mantenha uma distância controlada entre cada módulo, não deixando que se adiem aulas em prol de outras tarefas na empresa.


7. Recuperação de Verão

    Acostuma-se dar um treinamento residual, depois do treinamento principal, reforçando aqueles pontos que não foram bem entendidos.


8. A Lei do Motorista

      Lembra quando você teve suas primeiras aulas de direção ?

      Parecia que nunca ia aprender todos aqueles procedimentos, não é ?

    Hoje você gerencia muito bem e sem pensar, a  embreagem, o freio e acelerador...

      Todos os novos procedimentos são iguais.

    Tudo que é recentemente implantado para por um período em que as pessoas vão ter imensa dificuldade em utilizá-lo.

       Não foi você que ensinou errado, não é a equipe que é burra.

    Tudo o que eles precisam é de seu apoio e, em poucos meses, tudo acontecerá naturalmente.


9. Quem Gerencia, Ensina

      A pessoa que gerencia uma equipe deve ser sua treinadora.

     Apenas com o acompanhamento diário do treinador, a equipe entenderá que a coisa é mesmo séria.

     Treinamentos isolados do ambiente de trabalho terão maiores dificuldades de se refletirem com qualidade na rotina empresarial.


10. Somente os Resultados Motivam

      Quer que sua equipe fique motivada com os novos procedimentos ?

      Preocupe-se em ensinar direitinho !

      Não deixe arestas !

    Lembre-se que, quando você estava na escola primária, você somente interessava-se pelas matérias que entendia bem.

      Não é que você entendia bem porque gostava ...

      Não importa o assunto que será  ensinado.

     Siga as 10 regras que foram passadas, e organize o treinamento de acordo com sua experiência profissional.