Comunicar

            Um grande problema que nos deparamos dentro de uma empresa, independente do Setor, é a Comunicação.

             Falhas são identificadas somentes depois que ocorrem os fatos, que certamente, na maioria dos casos são bem desastrosos e difícies de contornar.

            Para que possamos melhor entender sobre a Comunicação deixo uma orientação que poderá auxiliar.

            O primeiro passo para que a comunicação tenha alguma validade, passa pela coragem de questionarmos quais são as reais causas do problema que temos de demonstrar: As falhas existentes que esta Comunicação geraram e as consequências advindas da mesma.

             Obviamente para que encontremos algumas respostas válidas e que possa assim ser a base para planos de correção realistas, é preciso que ocorra uma rápida e grande evolução nos conceitos que muitos ainda adotam e difundem.

         Enquanto nos mantivermos presos a paradigmas, com certeza nada ocorrerá de novo e capaz de alterar a realidade que conhecemos.

              Vejamos uma situação bem simples.

              Como sempre, chega um funcionário comentando que "ouviu falar" que uma situação estaria ocorrendo, prontamente muitos de imediato já difundem a notícia ao ponto que, do que inicialmente foi comentado, muitos acrescentam um pouco de seu ponto de vista e a sua forma de repassar esta informação, gerando então muitas confusões, onde no final ninguém sabe de onde foi a origem, mas certamente o pânico já foi instalado.



             Quem já não passou por uma situação desta, ou até mesmo também participou da difusão de uma informação sem saber ao certo se era fidedigna ou não.

                Então, como se precaver disto ?

                Vamos analisar mais friamente.

                Ao se deparar com um "Boato", aplique a seguinte regra:

  1. Pergunte sobre a fonte;

  2. Procure saber quando que foi lançada a informação;
         Com esta duas perguntas, certamente você poderá verificar se o "Boato" é verdadeiro ou falso, pois se verdadeiro, pela fonte e sabendo onde que foi, com certeza Você terá onde verificar.

             Situações como esta ocorrem principalmente quando se trata de um ou mais funcionários que querem tumultuar o ambiente, e por ninguém ter a calma em raciocinar quanto ao fato, acaba por entrar em pânico sem necessidade e só depois de tudo, descobrem ser uma informação falsa.

           Então como podemos trabalhar para que esta situação não ocorra na empresa ?

            Comunicar não é tão fácil assim.

         Mesmo em uma única comunidade, observa-se diferenças na informação e no nível de seu entendimento.

  • Como comunicar ?
  • O que Comunicar ?
  • Quando Comunicar ? 
  • Comunicar a Quem ?
  • Por que Comunicar ?
         O profissional de Segurança do Trabalho deve entender o significado e a aplicação destas cinco perguntas, onde poderá melhor compreender como aplicar medidas que permitam uma comunicação eficaz e fidedigna dentro da empresa.

     Trabalhar com a Comunicação, envolve a participação de todos na empresa, independente de Setor ou nível hierárquico.

       Para que Você possa entender como é importante que todos participem, leia o texto abaixo.

ESTA É A HISTÓRIA DE QUATRO PESSOAS

  • TODOMUNDO;
  • ALGUÉM;
  • QUALQUERUM e
  • NINGUÉM.

        Havia um importante trabalho a ser feito e TODOMUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria.

           QUALQUERUM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez.

           ALGUÉM zangou-se porque era uma trabalho de TODOMUNDO.

     TODOMUNDO pensou que QUALQUERUM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODOMUNDO deixasse de fazer.

            Ao final; TODOMUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUERUM poderia ter feito.

            Então, onde estão os personagens desta história em sua empresa ?


Comentários

Postagens mais visitadas