UMA ESCOLHA E SUAS CONSEQUÊNCIAS?
Passamos hoje por um problema
e um processo que já vem sendo aplicado e cada vez mais vem aumentando no meio
profissional.
Como demonstramos na imagem, a pílula azul e a pílula vermelha são metáforas que foi introduzida no filme Matrix e que representam a escolha entre a ignorância e a verdade.
Quais seriam esses problemas e processos?
Para melhor responder essa pergunta, façamos um levantamento em grupos de discussão, seja WhatsaApp e Telegram, onde podemos observar o nível das discussões e a quantidade absurda de pedidos de “modelos”, por incrível que pareça os pedidos vão desde para estudo como também na cara de pau solicitando por exemplo, modelo de treinamento sobre um tema ATUALIZADO e em Power Point.
Vida que segue, também existes diversas dúvidas ou apresentação de informações totalmente errôneas, que em algumas vezes acabam em discussões.
Mas onde está a origem disso tudo?
Para um melhor entendimento, já ouviram um termo chamado “BRAIN ROT”, a tradução literal é "Cérebro Podre", saiba mais em https://corp.oup.com/news/brain-rot-named-oxford-word-of-the-year-2024/.
O Dicionário de Oxford definiu “Brain Rot” como “a suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como resultado do consumo excessivo de material (principalmente conteúdo online) considerado trivial ou pouco desafiador”.
Os principais efeitos do “Brain Rot” são: Dificuldade de concentração, Perda de criatividade, Ansiedade, Irritabilidade, Fadiga mental persistente.
Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages, disse:
Acho fascinante que o termo 'podridão cerebral' tenha sido adotado pela Geração Z e Geração Alfa, as comunidades amplamente responsáveis pelo uso e criação do conteúdo digital ao qual o termo se refere. Essas comunidades amplificaram a expressão por meio de canais de mídia social, o próprio lugar que dizem causar 'podridão cerebral'. Isso demonstra uma autoconsciência um tanto atrevida nas gerações mais jovens sobre o impacto prejudicial da mídia social que elas herdaram.”
Agora já dá para começar a ter uma idéia do estamos passando e a tendência tende a piorar.
Atualmente como estão as formações técnicas em termos gerais e em nosso caso as de Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Técnico em Enfermagem do Trabalho?
Como estão as grades
curriculares destes cursos Técnicos e de Pós-Graduação? E os professores, qual
o nível de experiência, vivência e conhecimento?
Para melhor entendimento, vejamos um pergunta de um integrante de um grupo que teve uma dúvida sobre qual seria o valor de um Laudo de Insalubridade no mercado de trabalho, e após receber a resposta bem detalhada e esclarecedora, devolve uma nova pergunta:
“O que seria um laudo de insalubridade só documento?”
Aí podemos realmente
ficar preocupados pois um profissional (Engenheiro de Segurança do Trabalho)
ter a dúvida sobre valores é até compreensível, mas a pergunta seguinte
demonstra como este profissional e quem sabe muitos outros que estão
atuando no mercado.
Um outro produto, isso mesmo “produto”, comercializado
no meio da Segurança do Trabalho são diversos cursos, alguns com acompanhamentos
e Mentorias; mas quem são os profissionais que estão ofertando tudo isso?
Não vamos aqui falar destes profissionais, mas sim da formação, tempo de experiência e vivência no mercado de trabalho.
OK, mas o que seria “tempo de experiência e vivência”?
Tempo de Experiência corresponde ao tempo que você trabalhou ou ainda trabalha em uma empresa.
Tempo de Vivência seria o que você adquiriu de conhecimento em cada empresa que trabalhou, sendo este conhecimento pelas situações de acertos ou erros que trouxeram um aprendizado.
Quantos profissionais buscam o aprendizado?
Como este aprendizado é obtido?
O formato pode muito ajudar como também atrapalhar (Voltemos ao BRIAN ROT), as facilidades das IA´s (Inteligências Artificiais); não que elas sejam prejudiciais, afinal a revolução tecnológica já está presente em nossas vidas.
O advento das IA´s abre uma gama de possibilidades envolvendo a criação de artigos, livros, roteiros entre tantas outra aplicações, que dependendo de cada usuário pode ser útil ou estagnar o nível criativo do ser humano, onde a postura de cada um pode levara uma dependência desnecessária e mortal para a criação.
Ainda há muito a se evoluir em critérios de tecnologia em várias áreas e segmentos, o mais importante a ser mantido é preservação do consciente humano quanto a sua autonomia, criatividade, ética e a interação quanto aos limites que devem ser previstos.
O efeito Cognitivo em todo esse contexto no volta para a metáfora que aparece no filme Matrix sobres a pílula azul e a pílula vermelha que representam a escolha entre a ignorância e a verdade, onde complementando, conhecimento ou dependência.
Nos dias de hoje, qual das pílulas você estará escolhendo?
“Se você pegar o vermelho, estará no país das
maravilhas, e eu mostrarei a você até onde vai a toca do coelho.”
Morpheus (Matrix)
O nome Morpheus é o do deus dos sonhos na
mitologia grega, o que é consistente com o envolvimento do personagem com o
"sonho" da Matrix. O mítico Morpheus e sua família, incluindo dois
irmãos (Phobetor e Phantasos), viviam em um mundo de sonho protegido pelos
Portões de Morpheus com dois monstros de guarda.
Comentários
Postar um comentário