SEGURANÇA, SAÚDE OCUPACIONAL E O “COMPLIANCE” – TUDO SE CONECTA

 


As organizações ainda não sabem o que é “Compliance ou não têm certeza de como exatamente isso pode beneficiar seus negócios e evitar multas.

O que significa Compliance?

O termo Compliance tem origem no verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com a legislação, uma instrução interna, ou seja, estar em “Compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

Portanto, manter a organização em conformidade significa atender as Legislações Trabalhista e Previdenciária, de acordo com as atividades desenvolvidas, bem como dos regulamentos internos.

Além de interpretar as leis que rege suas atividades, a organização precisa ter um eficiente controle interno, e estar atenta para os riscos operacionais.


Os controles internos, análise de riscos e as tratativas necessárias, como parte integrante no processo de construção de uma Política, no que tange ao entendimento das leis e normas internas, necessita do entendimento que vão além de elaborar e publicar programas, laudos e procedimentos, cabendo o direcionamento das responsabilidades aos gestores de áreas. 

 

A necessidade de entendimento do que está sendo cobrado e como podem melhorar as atividades e proporcionar melhores índices de eficiência, eficácia e confiabilidade das informações, que é a base de toda decisão. 


A atividade de prevenção a fraudes; segurança da informação; gestão de riscos e de pessoas; atendimento a auditorias internas e externas; dentre outras, forma o leque de atribuições do processo de Compliance Legal, que deverá fazer parte do negócio, das metas e objetivos da empresa.

 

Os custos por não conformidade - mesmo que acidental - podem ser muito maiores para uma organização. O não cumprimento de leis e regulamentos pode levar a pesadas multas monetárias, sanções legais e regulamentares.

 

Onde se conecta a Segurança e Saúde Ocupacional?


Para responder esta pergunta temos de inicialmente buscar outros elementos que são primordiais.

 

Os profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional estão atualizados quantos as legislações?

 

São capazes e elaborar as documentações atendendo cada legislação?

 

Possuem o poder criativo para não dependerem exclusivamente de “modelos”?

 

Conseguem trabalhar em equipe e são participativos?

 

A organização entende esse contexto e apoia?


Qual a linha de ação que a organização adota na terceirização de atividades relacionadas à Segurança e Saúde Ocupacional? Procura referências ou ao mais baratos que tem jeitinho para tudo?

 

Se preocupa com seus trabalhadores ou somente com a sua produção?

 

São caminhos que levam ao “Compliance” por meios que seguem padrões técnicos e éticos. Simples assim!


“A melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer!”

Walt Disney

Walter Elias Disney conhecido como Walt Disney foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e cofundador da The Walt Disney Company.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas