O XADREZ E A SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

 



Qual a relação do xadrez com a Segurança e Saúde Ocupacional?

Inicialmente temos de ter o entendimento de como se joga xadrez e seus fundamentos.

Ao jogarmos xadrez, o nosso cérebro é desafiado a exercitar a lógica, a desenvolver reconhecimento de padrões, a tomar decisões tanto visuais como analíticas e a praticar a boa memória. Além disso, essa prática desenvolve capacidades de resolução de problemas, ajuda na criatividade e na concentração.

10 lições adaptadas a SSO que o xadrez nos ensina.

1 - A capacidade de se adaptar é crucial.

“Você não se torna um bom profissional de Segurança e Saúde Ocupacional sem a capacidade de trabalhar em diferentes segmentos ou atividades quando necessário. Às veze você é forçado a lutar em terrenos estranhos; e não dá para simplesmente correr quando as condições não são do seu agrado.”

2 - Mudar a estratégia demais é igual a não a ter.

“As mudanças são essenciais. Mas elas só devem ser feitas após uma consideração cuidadosa, técnica e buscando a segurança e saúde do trabalhador. Apenas quando o ambiente tem uma alteração brusca você deve descartar sua estratégia inicial e mudar para uma nova. Siga o seu plano, com pequenos ajustes ao longo do caminho.”

3 - É preciso unir estratégia e tática.

“Há um ditado que afirma: planejamento sem ação é fútil, ação sem planejamento é suicídio. Para dar os passos certos, você precisa saber aonde quer chegar. Se a estratégia representa o fim, a tática representa os meios, então planeje com assertividade suas ações.”

4 - Se um homem possui talento e não o usa, então falhou.

“As grandes realizações são alcançadas por pessoas que unem o talento ao estudo, se mantendo sempre atualizado. Daí a importância de se esforçar mais do que os outros se você quer ir longe.”

5 - Originalidade é fundamental.

“Cada mente aborda um problema de forma diferente, porque ela traz um conjunto singular de experiências e vivências. E experiência não é somente relacionada ao tempo, pois a vivência é o que acontece com o profissional e como ele reage ao que acontece com ele. Praticamente toda grande descoberta humana foi resultado de um conhecimento anterior, trabalho duro e um pensamento sistemático para fugir do comum.”

6 - O sucesso é inimigo do sucesso futuro.

“A complacência é perigosa, ou seja, se manter em uma zona de conforto sem se manter atualizado. Satisfação leva a falta de vigilância, erros e oportunidades perdidas. Lembre-se: O mercado de trabalho é dinâmico e cada vez mais exigente e as legislações passam por atualizações, onde as cobranças podem emergir por sua negligência.”

7 - Para que ter medo de errar?

“Já dizia o fundador da IBM que, se você está buscando o sucesso, deve dobrar a sua taxa de erros. Se você não está falhando pelo menos ocasionalmente, é porque não está assumindo os riscos de inovar. Sem um risco genuíno, é quase impossível progredir, ou seja, você tem se mantido atualizado? Qual o seu nível de conhecimento atual? Quais são suas limitações?”

8 - A ambição é boa.

“Quem disputa uma corrida querendo ficar em segundo? Qual a sua busca profissional? Onde você quer chegar profissionalmente e pessoalmente? Limitar nossas ambições é limitar nossas realizações.”

9 - É preciso conviver com a pressão.

“Sentir-se apreensivo sob pressão é natural; quando ficamos calmos demais frente a um desafio é que algo está errado. Manter a calma é essencial, mas deve estar associada a uma estratégia dentro do que é necessário a ser resolvido.  Isso quer dizer que desistir ou se desesperar nada irá contribuir para que resolva o problema. Saiba utilizar sua inteligência a seu favor.”

10 - A crise nem sempre é ruim.

“Num de seus discursos, Kennedy observou que a palavra chinesa para crise era composta por dois caracteres: um significando perigo, o outro oportunidade. Descobriu-se depois que isso não é exatamente verdade, mas o conceito é perfeito. Saiba tirar proveito dos problemas transformando-os em oportunidades para seu crescimento. Utilize estes problemas como desafio a ser superado e transformado em reconhecimento profissional.”

Se observarmos os dez pontos listados podemos adaptá-los ao nosso dia-a-dia tanto pessoalmente como profissionalmente.

Em situações que envolvem o trabalho em equipe, principalmente estando sob sua liderança utilize o que já fiz em lugares que já trabalhei nesta condição, apresentava dentro do que se era exigido a equipe, sabendo que muitas das vezes estes profissionais ficam preocupados de como atender o seu superior, reunia-os e falava uma única palavra da forma que eu queria deles:

 - SURPREENDAM-ME!

 O que desperta uma estranha ou até um espanto para eles, mas tão logo ao falar, dizia a todos que eu estaria “traduzindo” o “SUPREENDAM-ME” que correspondia simplesmente em “que eu estava deixando que eles pensassem fora da caixa, inovassem e agissem de forma técnica utilizando de suas experiências e vivências para executarem o que lhes foi pedido”.

Voltando ao xadrez, treinar a mente é um processo demorado e no transcorrer do exercício profissional nos deparamos com inúmeras situações que nos remetem a ir muito mais além do que aplicar o conhecimento adquirido e as competências técnicas valem pouco se o funcionário não tem à disposição interna para colocá-las em ação.

Devemos ter consciência que:

1 - Nenhum Sistema é 100% correto e perfeito, o que nos traz um grande desafio.

2 - Confiança e Coerência são elementos fundamentais em todo processo de liderança e trabalho.

3 - Significância: Cada Trabalhador deve sentir que faz a diferença para o Sucesso no trabalho.

4 - Aprendizagem e Competência devem ser sempre buscadas.

5 - Aprenda e ensine o trabalho com Espírito de Equipe.

6 - Estímulo e Energia devem estar presentes e incentivados.

7 - Reconhecimento e Recompensa trazem respeito e transformam toda a equipe.

8 - Humildade, esta deve ser a primeira e sempre a atitude para que todos os 7 itens anteriores sejam realmente aplicáveis com sucesso.

O aprender nos leva também a ensinar, sendo uma condição de nosso dia-a-dia na Segurança e Saúde Ocupacional, pois se hora cobramos, hora também seremos cobrados. 

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.”

 Aristóteles

(384 a.C. - 322 a.C.) foi um influente filósofo grego, discípulo de Platão. Dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros, que são usados até hoje.

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