O XADREZ E A SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
Qual a
relação do xadrez com a Segurança e Saúde Ocupacional?
Inicialmente temos de ter o entendimento de como se joga xadrez e seus fundamentos.
Ao jogarmos xadrez, o nosso cérebro é desafiado a exercitar a lógica, a desenvolver reconhecimento de padrões, a tomar decisões tanto visuais como analíticas e a praticar a boa memória. Além disso, essa prática desenvolve capacidades de resolução de problemas, ajuda na criatividade e na concentração.
10 lições adaptadas
a SSO que o xadrez nos ensina.
1 - A capacidade de se adaptar é crucial.
“Você não se torna um bom profissional de Segurança
e Saúde Ocupacional sem a capacidade de trabalhar em diferentes segmentos
ou atividades quando necessário. Às veze você é forçado a lutar em
terrenos estranhos; e não dá para simplesmente correr quando
as condições não são do seu agrado.”
2 - Mudar
a estratégia demais é igual a não a ter.
“As mudanças são essenciais. Mas elas só
devem ser feitas após uma consideração cuidadosa, técnica e buscando a
segurança e saúde do trabalhador. Apenas quando o ambiente tem
uma alteração brusca você deve descartar sua estratégia inicial e
mudar para uma nova. Siga o seu plano, com pequenos ajustes ao longo do
caminho.”
3 - É
preciso unir estratégia e tática.
“Há um ditado que
afirma: planejamento sem ação é fútil, ação sem
planejamento é suicídio. Para dar os passos certos, você precisa saber aonde
quer chegar. Se a estratégia representa o fim, a tática representa
os meios, então planeje com assertividade suas ações.”
4 - Se um
homem possui talento e não o usa, então falhou.
“As grandes realizações são alcançadas por pessoas
que unem o talento ao estudo, se mantendo sempre atualizado. Daí a
importância de se esforçar mais do que os outros se você quer ir longe.”
5 -
Originalidade é fundamental.
“Cada mente aborda um problema de forma
diferente, porque ela traz um conjunto singular de experiências e
vivências. E experiência não é somente relacionada ao tempo, pois a vivência é
o que acontece com o profissional e como ele reage ao que acontece com
ele. Praticamente toda grande descoberta humana foi resultado de um
conhecimento anterior, trabalho duro e um pensamento sistemático
para fugir do comum.”
6 - O
sucesso é inimigo do sucesso futuro.
“A complacência é perigosa, ou seja, se
manter em uma zona de conforto sem se manter atualizado. Satisfação leva
a falta de vigilância, erros e oportunidades perdidas. Lembre-se: O mercado de
trabalho é dinâmico e cada vez mais exigente e as legislações passam por
atualizações, onde as cobranças podem emergir por sua negligência.”
7 - Para
que ter medo de errar?
“Já dizia o fundador da IBM que, se
você está buscando o sucesso, deve dobrar a sua taxa de erros. Se
você não está falhando pelo menos ocasionalmente, é porque não está assumindo
os riscos de inovar. Sem um risco genuíno, é quase impossível
progredir, ou seja, você tem se mantido atualizado? Qual o seu nível de
conhecimento atual? Quais são suas limitações?”
8 - A
ambição é boa.
“Quem disputa uma corrida querendo
ficar em segundo? Qual a sua busca profissional? Onde você quer chegar
profissionalmente e pessoalmente? Limitar nossas ambições é limitar
nossas realizações.”
9 - É preciso
conviver com a pressão.
“Sentir-se apreensivo
sob pressão é natural; quando ficamos calmos demais frente a um
desafio é que algo está errado. Manter a calma é essencial, mas deve estar
associada a uma estratégia dentro do que é necessário a ser resolvido. Isso quer dizer que desistir ou se desesperar
nada irá contribuir para que resolva o problema. Saiba utilizar sua
inteligência a seu favor.”
10 - A
crise nem sempre é ruim.
“Num de seus discursos, Kennedy
observou que a palavra chinesa para crise era composta por dois
caracteres: um significando perigo, o outro oportunidade. Descobriu-se
depois que isso não é exatamente verdade, mas o conceito é perfeito. Saiba
tirar proveito dos problemas transformando-os em oportunidades para seu crescimento.
Utilize estes problemas como desafio a ser superado e transformado em
reconhecimento profissional.”
Se
observarmos os dez pontos listados podemos adaptá-los ao nosso dia-a-dia tanto
pessoalmente como profissionalmente.
Em
situações que envolvem o trabalho em equipe, principalmente estando sob sua
liderança utilize o que já fiz em lugares que já trabalhei nesta condição,
apresentava dentro do que se era exigido a equipe, sabendo que muitas das vezes
estes profissionais ficam preocupados de como atender o seu superior, reunia-os
e falava uma única palavra da forma que eu queria deles:
- SURPREENDAM-ME!
O que desperta uma estranha ou até um espanto para eles, mas tão logo ao falar, dizia a todos que eu estaria “traduzindo” o “SUPREENDAM-ME” que correspondia simplesmente em “que eu estava deixando que eles pensassem fora da caixa, inovassem e agissem de forma técnica utilizando de suas experiências e vivências para executarem o que lhes foi pedido”.
Voltando ao xadrez, treinar a mente é um processo demorado e no transcorrer do exercício profissional nos deparamos com inúmeras situações que nos remetem a ir muito mais além do que aplicar o conhecimento adquirido e as competências técnicas valem pouco se o funcionário não tem à disposição interna para colocá-las em ação.
Devemos ter consciência que:
1 - Nenhum Sistema é 100% correto e perfeito, o que nos traz um grande desafio.
2 - Confiança e Coerência são elementos
fundamentais em todo processo de liderança e trabalho.
3 - Significância:
Cada Trabalhador deve sentir que faz a diferença para o Sucesso no trabalho.
4 - Aprendizagem
e Competência devem ser sempre buscadas.
5 -
Aprenda e ensine o trabalho com Espírito de Equipe.
6 - Estímulo
e Energia devem estar presentes e incentivados.
7 - Reconhecimento e Recompensa trazem
respeito e transformam toda a equipe.
8 - Humildade,
esta deve ser a primeira e sempre a atitude para que todos os 7 itens
anteriores sejam realmente aplicáveis com sucesso.
O aprender
nos leva também a ensinar, sendo uma condição de nosso dia-a-dia na Segurança e
Saúde Ocupacional, pois se hora cobramos, hora também seremos cobrados.
“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.”
(384 a.C. - 322 a.C.) foi um influente filósofo grego, discípulo de Platão. Dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros, que são usados até hoje.
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