Transformando-se em um Especialista em SSO
A Portaria nº 8.873, de 23
de Julho de 2021 que adiou a vigência das NR´s 1, 7, 9, 18 e 37 para 03 de
Janeiro de 2022 e abriu mais um tempo para que vários profissionais se tornem
“Especialistas”, será?
Vejamos a definição do
adjetivo “Especialista” conforme o Dicionário Informal[1].
“Profissional treinado
para uma atividade específica, técnica ou não; homem ou mulher com elevado
conhecimento teórico e prático sobre determinada atividade profissional ou
ciência; pessoa dedicada a determinada atividade técnica ou artística
possuidora de grande conhecimento teórico e experiência prática elevada.”
Para ser um “Especialista”
faz-se necessário adquirir a “Vivência” e a “Experiência”, somadas a “Prática”
e ao “Conhecimento Teórico” de determinado(s) tema(s) os quais demandam tempo e
dedicação do profissional.
A facilidade ou a
dificuldade para esta realização dependerá de cada profissional quanto ao tema
e a forma que conduzirá este processo, portanto, não será um Curso de horas ou
dias que já o transformará em “Especialista”, principalmente se o tema for algo
novo.
Quem já se tornou ou vai se tornar “Especialista em PGR”?
Faltou uma informação muito
importante, como ser especialista de um processo novo envolvendo critérios de
análise, matriz de riscos e entendimento profissional quanto a agentes
ocupacionais que por 43 anos são tratados por alguns profissionais e
empresas de forma displicente e manipulável conforme a necessidade da
informação.
O que os “Modelos” irão
resolver na sua vida profissional se a base de conhecimento é fraca e a busca
pelo aperfeiçoamento é bem restrita? Seriam os “Modelos” a salvação de tudo?
Não há neste processo nenhuma criação de planilhas, processos de análise do
pretenso “Especialista” após o curso caso seja necessária uma forma mais
eficiente e eficaz de controle? Tudo que se aprendeu no curso foi suficiente?
O que se deve aprender se há
várias Normas, Processos e formas de Gestão a serem aplicados?
Para facilitar um pouco,
inicialmente vou apresentar um método bem simples e certamente mais eficaz que
consiste primeiramente em algumas etapas, onde poderá analisar uma NR, um tema
específico ou vários temas / NR conforme seu entendimento.
Em uma folha de papel ou em seu computador, crie colunas com os seguintes títulos:
§ Norma
Regulamentadora (NR)
§ Item / Subitem /
Alínea
§ Conteúdo
§ Grau de Conhecimento
/ Entendimento (Baixo / Médio / Alto / Experiente)
O que fazer após ter listado
tudo que necessita?
Para cada informação devemos
hierarquizar conforme alguns pontos que com a aplicação da Meta SMART, irão
nos direcionar melhor. Mas o que é uma Meta SMART?
As metas SMART são
uma ferramenta para a definição de metas inteligentes. Segundo esse
método, para ser eficaz, uma meta deve apresentar cinco características
fundamentais. Esses critérios estão descritos na sigla SMART, que significa:
S - Specific (Específica);
M - Measurable (Mensurável)
A - Attainable (Atingível)
R - Relevant (Relevante)
T - Time Based (Temporal)
Mesmo assim ficam algumas dúvidas quanto ao como fazer e o que cada letra corresponde neste processo. Vejamos algumas perguntas que nos auxiliarão:
· Qual o resultado que se pretende conquistar?
· Quais recursos e ações serão necessários?
· Como esse objetivo será alcançado?
· Por que ele é importante para você?
· Quando a meta deve ser atingida e para isso colocar prazos, faz com que os processos se tornem reais e motivacionais. Sem data, prazo ou duração não existe meta?
“Metas permitem
que você controle a direção da mudança em seu favor.”
Brain Tracy
(Maior especialista de Coaching do mundo)
Bem, até agora como entra neste processo a Gestão e a forma de se manter sempre atualizado e o contínuo aprendizado, somado a experiência e vivência para que se torne um “Especialista”? Encare tudo como um desafio a ser alcançado!
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