Buscando suas Limitações

 


Limitações é o plural de limitação. O mesmo que: limites, contenções, delimitações, finitudes, imperfeições, insuficiências, restrições.

Qual o impacto profissional que estas limitações podem promover se não houver um mecanismo que auxilie este profissional sair da inércia para uma atitude mais dinâmica, pró ativa?

Programar e organizar como se atualizar e se tornar conhecedor dos temas atuais e, principalmente, dos temas em que se verificou insuficiente de conhecimentos tendo de recuperar o tempo perdido demanda tempo e dedicação, e tem seu início na aplicação de uma metodologia simples que inicialmente se ampara na montagem de seu Acervo Técnico e a vontade de suprir essa deficiência.

                Mas como identificar suas próprias deficiências e limitações?

                O primeiro passo a ser dado está em ter a humildade de admitir sua própria limitação para que identifique as mudanças a serem promovidas.

1. Anote em uma folha de papel quais são os pontos fortes que você domina e ter total experiência.

2. Anote em seguida os pontos medianos onde você possui um conhecimento e experiência, porém ainda demanda de mais conhecimento para estar seguro.

3. Anote por fim os pontos que são suas deficiências e limitações.

4. Colocar nestas três listas detalhes que são importantes além do conhecimento técnico:

a. Informática, considerando aplicativos dos quais tem dificuldade.

b. Habilidade em falar em público.

c. Elaboração e desenvolvimento de documentos.

d. Flexibilidade em lidar com situações complexas.

e. Poder de Liderança em engajar equipes.

f.  Saber manter e equilibrar uma alta energia nas ações a serem tomadas e gerenciadas.

g. Pensar de forma estratégica, tendo o entendimento de todo o processo de trabalho, onde possa planejar e envolver toda a equipe.

h. Saber ouvir e observar tudo que está ao seu redor, analisando mentalmente e promovendo as estratégias necessárias.

O seu conhecimento para questões básicas no dia a dia de trabalho, quanto a documentações, a atendimento às legislações trabalhista e previdenciária, trabalhando o saber buscar, verificando por meio de sites na internet, revistas especializadas, faculdades, universidades, escolas técnicas, feiras, empresas especializadas, profissionais / consultorias, as programações sobre cursos que realmente possam suprir a necessidade de conhecimento e aplicabilidade no âmbito do trabalho.

Acompanhar profissionais mais experientes em serviços e perícias, onde possa aplicar conceitos que serão de grande importância.

1.       Anote tudo;

2.       Pergunte;

3.       Não saia com dúvidas;

4.       Estude sobre o que você anotou e perguntou;

5.       Discuta seu estudo com seus colegas ou com quem você estiver acompanhando; com isso, estará promovendo o conhecimento para ambos.

A reflexão dever ser um olhar com outros olhos para essas questões, observando que independente do que você já possua alguma experiência, seja no trato com pessoas, lidar com situações adversas; suprir conhecimentos técnicos e pessoais são fundamentais, e mesmo assim estar sempre aprendendo, pois de nada servirá se enveredar nestas mudanças, adquirindo novas competências técnicas se não tiver a disposição interna para colocá-las em prática e a parte que pessoalmente considero ser de uma extrema importância, não reter o conhecimento para si, compartilhando e auxiliando outros a buscar o mesmo lugar que você estará se encontrando quando se deparar com outros profissionais que te terão como uma referência.


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