Buscando suas Limitações
Limitações é
o plural de limitação. O mesmo que: limites, contenções,
delimitações, finitudes, imperfeições, insuficiências, restrições.
Qual o impacto
profissional que estas limitações podem promover se não houver um mecanismo que
auxilie este profissional sair da inércia para uma atitude mais dinâmica, pró
ativa?
Programar
e organizar como se atualizar e se tornar conhecedor dos temas atuais e,
principalmente, dos temas em que se verificou insuficiente de conhecimentos
tendo de recuperar o tempo perdido demanda tempo e dedicação, e tem seu início
na aplicação de uma metodologia simples que inicialmente se ampara na montagem
de seu Acervo Técnico e a vontade de suprir essa deficiência.
Mas como identificar suas
próprias deficiências e limitações?
O primeiro passo a ser dado está
em ter a humildade de admitir sua própria limitação para que identifique as
mudanças a serem promovidas.
1. Anote em
uma folha de papel quais são os pontos fortes que você domina e ter total
experiência.
2. Anote em
seguida os pontos medianos onde você possui um conhecimento e experiência,
porém ainda demanda de mais conhecimento para estar seguro.
3. Anote por
fim os pontos que são suas deficiências e limitações.
4. Colocar
nestas três listas detalhes que são importantes além do conhecimento técnico:
a. Informática,
considerando aplicativos dos quais tem dificuldade.
b. Habilidade
em falar em público.
c. Elaboração
e desenvolvimento de documentos.
d. Flexibilidade
em lidar com situações complexas.
e. Poder de Liderança
em engajar equipes.
f. Saber manter e equilibrar uma alta energia
nas ações a serem tomadas e gerenciadas.
g. Pensar de
forma estratégica, tendo o entendimento de todo o processo de trabalho, onde
possa planejar e envolver toda a equipe.
h. Saber
ouvir e observar tudo que está ao seu redor, analisando mentalmente e
promovendo as estratégias necessárias.
O
seu conhecimento para questões básicas no dia a dia de trabalho, quanto a
documentações, a atendimento às legislações trabalhista e previdenciária, trabalhando
o saber buscar, verificando por meio de sites na internet, revistas
especializadas, faculdades, universidades, escolas técnicas, feiras, empresas
especializadas, profissionais / consultorias, as programações sobre cursos que
realmente possam suprir a necessidade de conhecimento e aplicabilidade no
âmbito do trabalho.
Acompanhar
profissionais mais experientes em serviços e perícias, onde possa aplicar
conceitos que serão de grande importância.
1.
Anote tudo;
2.
Pergunte;
3.
Não saia com dúvidas;
4.
Estude sobre o que você anotou e perguntou;
5.
Discuta seu estudo com seus colegas ou com
quem você estiver acompanhando; com isso, estará promovendo o conhecimento para
ambos.
A
reflexão dever ser um olhar com outros olhos para essas questões, observando
que independente do que você já possua alguma experiência, seja no trato com
pessoas, lidar com situações adversas; suprir conhecimentos técnicos e pessoais
são fundamentais, e mesmo assim estar sempre aprendendo, pois de nada servirá se
enveredar nestas mudanças, adquirindo novas competências técnicas se não tiver
a disposição interna para colocá-las em prática e a parte que pessoalmente
considero ser de uma extrema importância, não reter o conhecimento para si,
compartilhando e auxiliando outros a buscar o mesmo lugar que você estará se
encontrando quando se deparar com outros profissionais que te terão como uma
referência.
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