Dia dos Professores (A todos os Mestres...)
A relação entre Aluno – Professor é certamente um
dos pontos marcantes durante a formação do profissional, pois é nela temos os
professores a serem lembrados a todo o momento como mentores e, principalmente,
pela a entrega e dedicação que o mesmo promove em favor dos alunos,
multiplicando o conhecimento.
Temos também aqueles professores que, não
comprometidos com a proposta de difundir conhecimento, procuraram reter e até
mesmo não incentivar aqueles alunos sob sua tutela a se tornarem profissionais.
Então, não somente o aluno que quer, mediante o
comprometimento com o estudo e seu aprendizado, a mudança de sua condição de
trabalho e financeira, como também o aluno que se matricula, paga pelo curso
(na maioria dos casos) e comparece uma vez ou outra às aulas, certamente somente
se preocupando com as faltas e suas notas de modo a não se comprometer para
concluir o curso.
Por fim, ainda temos aqueles alunos que ficam entre o
comprometimento e o relaxamento em certos momentos.
A química do relacionamento entre esses cinco
personagens forma o atual universo com que deparamos nas escolas e faculdades
de um modo geral.
Não queremos aqui apresentar um modelo perfeito para
solucionar esse problema, mas sim sugerir ao aluno uma prática que dificilmente
vemos nesse meio: aproveitar os momentos de aula para absorver o máximo de
conhecimento possível junto ao professor, e ver ali, naquele momento, a grande
oportunidade de dirimir suas dúvidas, de expandir seu conhecimento, pois se
entende que, o profissional intitulado “Professor” possui conhecimento e,
principalmente, experiência e vivência suficiente para contribuir na formação
do futuro profissional da área de Segurança ou Medicina do Trabalho.
Aproveitarem, tanto o aluno como o professor, os
momentos de aula para trazerem temas relacionados a matéria e o contexto, afim
de serem discutidos na sala de aula, procurando, o professor, nessa abordagem
inserir situações do dia a dia com as ações que serviriam para complementar o
exemplo, além de incentivar o aluno à pesquisa, e a procurar outros meios e
novas soluções para o tema abordado, interagindo entre outros alunos e
profissionais já formados, proporcionando, cada vez mais, à aula se tornar
dinâmica e proveitosa.
Cabe ao professor o cuidado ao exercer um poder
sobre o aluno, pois pode gerar um desequilíbrio prejudicial à aprendizagem; tem
de atuar de forma que se crie uma “relação de confiança” entre ambos como ponto
crucial na aprendizagem, em que o sucesso e o fracasso escolar estarão
diretamente ligados à existência ou não de uma relação de confiança no contexto
escolar.
Dar Certo ou Errado, como intitulamos, dependerá de que
ambos, aluno e professor se complementem, sendo o aluno aquele que, na busca do
conhecimento, terá junto ao professor uma fonte renovável que servirá para
ambos se atualizarem nessa experiência.
"A suprema arte do Professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada Estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus Mestres"
Albert Einstein
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