Até onde estamos Seguros ?
Hoje o Brasil está de Luto !
        A cada tragédia são abertas inúmeras discussões quanto a Fiscalização, atendimento as Normas de Segurança, Recursos e Materiais apropriados a serem empregados nos estabelecimentos.
      Os fatos que propiciaram a tragédia de Santa Maria - RS ainda serão apurados, mesmo assim, a mídia aponta informações de relevância quanto a critérios de segurança.
     Temos hoje uma sociedade onde ainda para alguns casos impera a facilidade em se obter "vantagens" que reduzam custos para muitas Empresas e Estabelecimentos, seja por meio de Laudos "facilitadores", "liberações" indevidas e o pior de tudo a "Inépcia" de Órgão Públicos Municipais, Estaduais e até Federais.
        Sempre nos deparamos com estes problemas em tragédias, enchentes (vide o caso ocorrido em Xerém - RJ), sejam de grande ou pequena repercussão.
     Dentro deste panorama, ações pontuais serão apresentadas e implantadas e mesmo assim para alguns a situação não irá se alterar enquanto não houver uma mudança na sociedade, também dos profissionais e dos Políticos.
     Cabe então abrir outra outra reflexão que em virtude desta tragédia e de tantas outras, temos em nosso dia a dia outros estabelecimentos públicos que também devem ser inspecionados e verificados quanto a estarem atendendo os requisitos de segurança.
      Em especial, cabe um que notoriamente devemos nos ater, que são as Escolas / Escolas Técnicas / Universidades / Faculdades , sejam Públicas ou Particulares, onde a simples existência de extintores de incêndio não é suficiente para garantir uma segurança aos seus usuários.
       Vejamos alguns pontos a serem verificados:
           1. Programa de Proteção de Combate a Incêndio (PPCI);
           2. Possui número e tipo de extintores suficientes para atender o local;
           3. Existem pessoas treinadas para o uso destes extintores;
           4. Possui Hidrantes ou outros dispositivos de Combate a Incêndio;
           5. Existem pessoas treinadas para o uso destes;
           6. Existem recursos para abando de área adequados conforme a 
               legislação;  
           7. Os funcionários estão treinados em caso de emergência;
           8. Qual a garantia de segurança que o Estabelecimento / Empresa te 
               oferece;
           9. Possui um profissional em Segurança do Trabalho;
          10. Possui CIPA e/ou Brigada de Incêndio;
          11. Existem sinalização e dispositivos indicativos para caso de 
               necessidade de abandono do local;
      Esta análise crítica seria o ponto de partida para se fomentar outros tipos de questionamentos que direta ou indiretamente irão promover a Segurança do Estabelecimento / Empresa.
      Por fim cabe uma reflexão de não nos mantermos inertes quanto a um fato, devendo sim tomá-lo como "star up" para desencadearmos uma ação maior para a Segurança como um todo.



Comentários
Postar um comentário