Qual a sua Margem de Erro ?

               Quando lidamos com a Segurança do Trabalho, temos uma falsa ilusão de possuir toda a documentação existente em perfeita condição, como se fosse invulnerável.

       Esta sensação se sustenta infelizmente pelo fato do Ministério do Trabalho, INSS e também dos Sindicatos de Classe apresentarem uma fiscalização regular visto o contingente de profissionais para efetuarem tal serviço não ser suficiente e em alguns casos, com pouca bagagem profissional (não serem especialistas) e experiência.

           Com esta realidade, perguntamos:

           - Qual a margem de erro que podemos computar para que tenhamos uma condição que nos permita aparar a deficiência quanto a documentação ?

         Acaba sendo uma difícil tarefa, pois como podemos identificar esses erros de forma segura ?

           De forma a possamos melhor identificar estes erros, vejamos alguns pontos que o profissional de Segurança do Trabalho deveria observar:

  • Regularmente é realizada uma Auditoria Interna verificando o atendimento da Empresa quanto à legislação Trabalhista (NR´s aplicáveis);
  • Os documentos existentes foram analisados quanto a sua consistência, isto é, estarem atendendo o que preconiza cada NR aplicável, sem que possua divergências com os demais documentos;
  • Existe um padrão de documentação ? Caso positivo, este é atendido plenamente ?
  • Existem constantes demandas judiciais pleiteando Desvio de Função e Adicionais de Insalubridade / Periculosidade ?
  • O seu Índice de Acidentes é elevado ?
  • O seu Índice de Absenteísmo é elevado ? Quais os motivos mais frequentes ?
  • Ao utilizar Produtos Químicos, a sua Empresa possui todas as FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico) atualizadas, disponíveis e divulgadas nas áreas ?
  • O consumo de EPI´s em sua Empresa é elevado ? Quais os EPI´s que mais são consumidos ? Quais os motivos que geraram a troca ?
  • Existem Projetos de Melhorias no Ambiente de Trabalho em andamento para as áreas com Riscos Ambientais ? Eles estão contemplados no PPRA ou PCMAT ou PGR (conforme a Empresa) ?
  • Os treinamentos necessários estão contemplados no PPRA ou PCMAT ou PGR ? Foram programados e executados em todos os níveis de sua Empresa ?
  • Os níveis Gerenciais, supervisão e demais cargos de Chefia são exemplos em Segurança do Trabalho para os funcionários e nos setores de sua Empresa ?
  • Os profissionais de Segurança do Trabalho participam de Eventos, Cursos, Congressos ou de outros processos de melhoria profissional pelo uma vez ao ano ?
  • Em uma fiscalização do Ministério do Trabalho ou do INSS, sua Empresa se encontra tranquila ou em condições adversas que permitem uma Notificação ou um Auto de Infração.
          Com a aplicação desta lista fica muito mais fácil gerenciar sua margem de erro e saná-la em tempo, evitando complicações.

          Para uma reflexão leia o texto e veja as imagens abaixo;
          Quando lhe parecer não ser capaz de fazer algo . . .
 

     Dê uma olhada em volta . . .

 

Considere todas as opções . . .
 
 
 
Então vá em frente, mesmo sentindo insegurança ou não possuindo experiência.


Use todos os seus recursos.


Seja criativo !


No final, você constatará a imensidão da sua capacidade.



Comentários

Postagens mais visitadas