CONDIÇÕES DE TRABALHO EM PREFEITURAS – UMA ABORDAGEM TÉCNICA

 


Em 5 de agosto de 2011 publiquei em meu Blog o conteúdo da palestra que fui convidado a ministrar no IV Congresso CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), em Juiz de Fora - MG, apresentando o Tema "Aspectos das Condições de Trabalho nos Trabalhadores do Serviço Público".

Por se tratar de um tema que poucos conheciam e também gerava muita dúvida, disponibilizei o conteúdo da palestra de modo a se obter uma reflexão e orientação quanto ao caso naquele período, onde hoje trago uma atualização e comparação com a NR 38 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NAS ATIVIDADES DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

A NR 38 apresenta no subitem 38.1.1 que essa NR tem o objetivo de estabelecer os requisitos e as

medidas de prevenção para garantir as condições de segurança e saúde dos trabalhadores nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, sendo uma das atividades realizadas pelos Órgãos Públicos.

O subitem 38.3.1 determina manter um registro atualizado de todos os logradouros em que desenvolve suas atividades, por rota, frente de serviço ou pontos de coleta, com identificação dos pontos de apoio, suas características e definição do tipo de atendimento prestado aos trabalhadores.

Abre-se uma nova forma para que esta atividade tenha um gerenciamento mais abrangente, a inclusão de pontos de apoio descreve claramente que estes pontos deverão estar funcionais e identificados de modo a se garantir mais conforto conforme o tipo de atendimento que estará sendo prestado pelos trabalhadores, inclusive quanto as informações descritas no subitem 38.3.1.1, as informações referentes a AEP – Avaliação Ergonômica Preliminar ou AET – Análise Ergonômica do Trabalho.

Trata da vacinação contra tétano e hepatite B, considerando a avaliação de riscos ocupacionais previstos no Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR.

Para veículos, máquinas e equipamentos a NR 38 traz tratativas técnicas e específicas conforme a NR 12 e mediadas descritas no subitem 38.5.2.

Para coletas de resíduos sólidos, varrição, poda de árvores ações específicas devem ser implementas e evidenciadas como também treinamentos conforma a atividade realizada e os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores.

FATORES DE TABALHO

Entre os determinantes da saúde do Servidor Público estão compreendidos os condicionantes sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais responsáveis pelas condições de vida e os fatores de Riscos Ocupacionais decorrentes da organização laboral presentes nos processos de trabalho, dentre estes temos:

·         Riscos Físicos.

·         Riscos Químicos.

·         Riscos Biológicos.

·         Riscos Mecânicos / Acidentes.

·         Riscos Ergonômicos.

DIA-A-DIA

Provavelmente nos deparamos com a não aplicação de medidas de segurança que contribuem para criar áreas Insalubres, ausência de proteção individual e coletiva, litígios trabalhistas, acidentes e afastamentos que acabam por trazer perdas de mão de obra e oneração dos cofres públicos gerando um desgaste entre os Servidores, o Sindicato e a Prefeitura.

Neste contexto as Prefeituras Municipais desenvolviam ações ou mantém Sistemas de Segurança do Trabalho que evitem tais condições já apontadas?

Se existentes, por quais condicionantes legais orientam-se?

Quais os aspectos que propulsionavam ou limitavam os Sistemas de Segurança do Trabalho no contexto da gestão municipal?

Como os Sindicatos interagiam em relação a esta situação?

LEGISLAÇÃO

Outro fator que contribui para que tanto a Prefeitura e o Sindicato fiquem confusos é a legislação aplicada para o Regime Estatutário.

Pode ser aplicada a Legislação Celetista?

Onde e quando a mesma é aplicável?

Como aplicá-la?

Existe outro recurso inserindo na legislação como apoio?

 

O QUE FAZER?

Talvez, nesse turbilhão de problemas, considerando a postura da Prefeitura, o Sindicato necessite adotar uma ação visando a proteção dos Servidores.

Como proceder?

Quais as limitações?

O que pode impedir de ser eficaz?

Quais são ações que podem alterar toda essa condição?

Como implementar?

Quais as estratégias para que haja sucesso?

METODOLOGIA

O eixo principal do Sistema de Gestão da Saúde Ocupacional é desenvolvido por meio de 12 Pontos:

  1. Ações integradas da avaliação e controle dos fatores de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho, seus possíveis efeitos na saúde e avaliação e controle da saúde do Servidor.
  2. Identificação dos fatores de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho que possam afetar a saúde física do Servidor.
  3. Avaliar as condições de higiene ocupacional e fatores decorrentes da organização do trabalho que possam gerar riscos para a saúde física do Servidor.
  4. Identificar as medidas necessárias para eliminação dos riscos ocupacionais.
  5. Identificar as medidas necessárias para a proteção coletiva e individual.
  6. Avaliar o grau de exposição ocupacional dos Servidores aos agentes nocivos.
  7. Verificar os sistemas de controle destinados a eliminar ou reduzir a exposição dos Servidores a agentes nocivos;
  8. Realizar estimativa de incidência dos acidentes e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho de um período mínimo de 1 ano, podendo preferencialmente ser de 2 a 3 anos para que haja análise comparativa quanto a evoluções e reduções de ocorrências.
  9. Promover a reabilitação ocupacional do Servidor de acordo com o seu potencial laborativo na incidência de haver esta condição.
  10. Identificar riscos críticos e realizar o controle quanto aos riscos ocupacionais.
  11. Manter controle de alterações de cargo, mudanças de setor, possíveis desvios de função de modo a se manter aas documentações atualizadas.
  12. Avaliar os resultados das medidas de controle, prevenção e reabilitação anualmente.

BENEFÍCIOS

Na implantação de um Sistema de Gestão em Segurança e Saúde do Trabalho, o Órgão Público promoverá a aplicação de medidas que assegurarão um Ambiente Salubre em muitos dos casos e a atenuação nas exposições nas atividades onde o Risco não for possível ser eliminado.

O Custo é elevado?

É um Sistema complexo?

Como fazer para implementar e dar certo?

 

VALORAÇÃO

Contribuição para o resgate do valor do Órgão Público.

Evitar multas relacionadas as informações no eSocial e atendimento a NR 38 com também as demais NR´s aplicáveis.

Participação do Sindicato como órgão de apoio.

Melhor aplicabilidade dos recursos orçamentários da Prefeitura.

Abertura de novos benefícios que podem ser oferecidos ao Servidor Público.

O cumprimento do papel da Administração Pública e Sindicato com ações de fortalecimento do vínculo entre o Servidor e a Comunidade.

                                                                                      "Nada é permanente, exceto a mudança."

                                                                                                                            Heráclico

Heráclito ou Heráclito de Éfeso foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares.

  


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