A PONTA DO ICEBERG

 


O quanto está o nível de conhecimento técnico para os profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional?

Por que esta pergunta? Pelo simples fato de ainda em vários grupos de discussão existirem perguntas por falta de conhecimento técnico, por pedidos de modelo entre tantas outras discussões que demonstram o quanto estão ruins estes profissionais; não estou aqui generalizando, mas sim apontando o que vejo.

Quando observando a imagem do iceberg, vemos que a sua superfície é proporcionalmente menor que sua base que se encontra submersa, ou seja, comparando nesta imagem podemos dizer que a parte da superfície seria o conhecimento mínimo exigido para estes profissionais, estando relacionado a documentações de PGR, PCMSO, Laudo Técnico de Insalubridade, Laudo Técnico de Periculosidade, Ordem de Serviço (NR 1), processo de constituição de CIPA, princípios básicos de Ergonomia (para não Ergonomistas), gestão de EPI´s, princípios básicos de Higiene Ocupacional (para não Higienistas Ocupacionais), PGR NR 18 entre outras documentações, relatórios técnicos de referência a evidenciar ações de SST.

A parte submersa do iceberg teremos as demais NR´s, documentações mais complexas e para até melhor exemplificar, deixo três perguntas para você responder:

1.   “Você sabe listar, de acordo com o CNAE, efetivo e as atividades de sua empresa todas as NR´s aplicáveis e as documentações complementares que estas exigem para seu atendimento?”

2.   “Todas as documentações estão harmonizadas quanto aos seus conteúdos sem que haja divergências?”

3.   “Entrando na legislação previdenciária, como está seu LTCAT? Atende plenamente, bem como as informações do PPP?”  

A resposta está de acordo com o que honestamente cada profissional deverá ter com ele mesmo pois o impacto dos resultados destas documentações poderá gerar multas do MTE e RFB, processos trabalhistas, acidentes e aumento do GILRAT, sem que sejam consideradas indenizações por agravos a saúde do trabalhador.

Outro ponto de extrema importância está na formação destes profissionais, considerando a grade curricular, nível de conhecimento de professores e recurso da instituição de ensino, o que corrobora com a condição que nos deparamos hoje em diversos grupos de discussão, mas temos também os alunos e posteriormente profissionais que ficam estacionados e não buscam aperfeiçoamento, mas compram pendrives com diversos modelos prontos, não investem em conhecimento seja com a aquisição de literatura técnica ou através de cursos e seminários.

Em vários outros artigos venho alertando e demonstrando todo esse panorama, mas o que se vê remete a uma preocupação muito grande pela inércia e acomodação onde esquecem que a cobrança certamente virá através de se explicarem por diversas consequências já elencadas que as empresas terão e certamente buscaram os responsáveis.


Isso é apenas a ponta do iceberg” é uma metáfora utilizada em contextos onde há mais informação sobre um determinado fato do que se pode perceber de imediato. Essa analogia é possível pois 90% de cada um desses blocos de gelo estão submersos, ou seja, não estão visíveis. Essa característica está associada à seguinte propriedade física do iceberg:

 a) inércia   b) dureza  c) densidade    d) temperatura   e) N.D.A.



Questão de Física aplicada no ensino médio com cinco opções de resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas