A HISTÓRIA DE UM ACIDENTE

 


Acidente de Trabalho, ocorrência que provoca uma grande dor de cabeça para a Segurança do Trabalho, mas também pode ser um grande problema para a empresa.

Quando tratamos de um acidente de trabalho, estamos com um questão bem complexa quanto a sua natureza  e condições que favoreceram este evento.

Mas por quê acontece um acidente?

E se eu te disser que que existem diversos fatores que contribuem e favorecem tal evento? Como assim?

Antes de falarmos sobre fatores organizacionais, vamos iniciar por outros fatores que são desconsiderados, por exemplo, “o limite de segurança individual de cada pessoa”, o que você entende sobre isso?

Para iniciarmos nossa conversa sugiro que leiam o livro “O Limite Aceitável de Risco (Gerald J. S. Wilde) – 1ª edição 2005 – Casa do Psicólogo”.

Neste livro você conhecerá o conceito de Homeostase, uma teoria compacta  de tomada de risco, a teoria de homeostase de risco, fatores que demonstrarão o quanto que cada indivíduo possui um limite de risco e é exatamente neste aspecto que torna a imprevisibilidade individual quanto a fatores de segurança.  

Já dá para ter uma ideia o quanto essa situação pode ou não favorecer condições de risco e possíveis acidentes.

Mudando o rumo, vejamos outros aspectos que estão correlacionados aos acidentes.

Abrimos um lista, ainda que seja bem sucinta, mas muito trás em sua estrutura fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes no âmbito da empresa.


1. As atividades críticas estão mapeadas e controladas?

2. Exitem para cada condição mapeada uma ação mitigadora?

3. Para atividades eventuais são elaboradas APR – Análise Preliminar de Risco?

4. Para as atividades rotineiras existem Procedimentos de Trabalho?

5. São realizadas investigações de todos os Acidentes e Incidentes (Quase Acidentes)?

6. Quais são as tratativas? Como são avaliadas quanto a sua eficácia?

7. De acordo com as ocorrências (uma maior frequência) são realizados treinamentos de reciclagem?

8.Em caso de Acidentes atípicos,  a empresa já buscou em seus arquivos alguma ocorrência semelhante?

9. Existem acidentes repetitivos?

10. Já observaram as posturas de seus trabalhadores (lembra do livro?)

Para uma melhor ilustração de fatores relacionados ao ambiente e fatores pessoais, por quê um dos maiores índices de acidentes em setores de saúde está relacionado à perfuro cortantes?

Quais seriam as causas?

Sua organização tem conhecimento quanto a fatores mentais, tais como TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Ansiedade que é uma condição mental que se caracteriza por sentimentos de preocupação, medo ou nervosismo excessivos e persistentes em relação a situações cotidianas.

Podemos entender que a preocupação quanto aos fatores psicossociais também envolvem estes casos como também outros aqui não listados.

Daí podemos considerar em nosso script da “História de um Acidente” condições diversas e recorrentes que por falta de um entendimento mais amplo, foge a forma de análise, e tratativas, bem como o mapeamento quanto a condições que muito podem favorecer a esta condição adversa.

“Um acidente de trabalho é como uma árvore, não é alimentado e sustentado por uma única causa. Identificar e tratar somente uma causa não impedirá que o evento se repita em algum momento.”

Wesley Silva

CEO da Innove Consultoria e Treinamentos

 


Comentários

Postagens mais visitadas