ALÉM DA PÓS-GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO TÉCNICA

 


A atualização das Normas Regulamentadoras já realizadas e as que já estão em andamento, onde o PGR trouxe um novo desafio para muitos profissionais de SSO quanto a identificação e avaliação de perigos e riscos, elaboração de plano de ação, considerando não somente para os riscos físicos, químicos e biológicos, mas também para os riscos mecânicos/acidentes e ergonômicos, contando ainda o GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais que irá exigir a gestão de todas essas informações e documentos.

Nesta barca, temos o eSocial com as obrigações previdenciárias que complementa o sistema que envolve a Segurança e a Medicina do Trabalho e vem ainda sendo matéria de dúvidas que envolvem as documentações e informações a serem enviadas.

Soma-se a tudo isso cursos que nada agregam e que acabam por trazer informações errôneas e confusas (ainda existem curso sérios e bons, busque por referência e nem sempre por preço).

O que está além de uma pós-graduação e uma formação técnica para engenheiros, técnicos e médicos do trabalho?

O que mudou ao que já existia antes e deveria ser feito e não foi?

Por que tantas dúvidas e erros na interpretação das NRs e elaboração destas documentações?

A formação de alguns profissionais se apresenta tão defasada que desde a publicação da 1ª edição de meu livro[1] (3ª edição – 2018) já abordei quanto ao modelo de formação, grades curriculares e a necessidade de modernização no sistema de ensino, fatores que hoje se apresentam e refletem com a grande dificuldade que tais profissionais vem se deparando ao entrarem no mercado de trabalho, a cultura do Ctrl C e Ctrl V ainda persistente, a fábrica de modelos prontos produzindo documentações com vários erros de modo a gerar para seus clientes passivos futuros, simplesmente por causa a passividade destes profissionais em buscar conhecimento.

Além de uma pós-graduação e uma formação técnica estão diversas ações que cada profissional deve promover envolvendo:

1. Se manter atualizado quanto as legislações referentes a SSO.

2. Manter uma base técnica com livros e demais materiais que promovam o conhecimento e referência para consulta e aplicação.

3. Participar de Congressos, Seminários, Cursos, Feiras buscando inovações e mais conhecimento.

4. Criar uma referência técnica própria desenvolvendo suas documentações (não se tornar dependente de modelos prontos que são vendidos em grupos).

5. Buscar inovações em montar uma estrutura de gestão de SSO.

6. Atender clientes com um diferencial técnico e pessoal, passando a ser uma referência para tantos outros.

7. Reconhecer que não sabemos de tudo e que cada dia temos um aprendizado muito valioso no campo técnico e pessoal.

8. Inspirar novos profissionais em tudo o que foi descrito nos 7 itens anteriores.

Tais condições já venho a muito tempo e até hoje escrito e falado em cursos, palestras e bate papos, onde aponto e questiono onde está a dificuldade?

Para complicar temos agora um novo elemento que é o ESG e você muito provavelmente já deve ter ouvido diferentes pessoas mencionarem essas três letras.

Afinal, o que essas três letras significam? A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança, condição que estritamente se associa com o atendimento também das normas de segurança e medicina do trabalho.

Vamos entrar em 2023 ainda com muitos problemas, dúvidas e desinformação (verifique as fontes sempre), o que cabe a cada profissional estar bem preparado a atento quanto as demandas que já estão em andamento e as que ainda surgirão.

Por fim um outro ponto importante que posso informar é que observem os “Descomplicandos”, sejam em formato de livro, cursos entre outras formatos, se realmente “Descomplicam” trazendo o esclarecimento simplificado daquele tema proposto ou se o descomplicar ficou somente no título.

Há conhecimento de dois tipos: sabemos sobre um assunto, ou sabemos onde podemos buscar informação sobre ele.”

Samuel Johnson
(https://www.pensador.com/busca_pelo_conhecimento/)

______________________________________________________________________________

[1] Descomplicando a Segurança do Trabalho – Ferramentas para o dia a dia – Ed. Ltr, 2012

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas