Um Passo Além





Como já apresentamos em nosso último artigo “Um bom Negócio”, a percepção de uma lacuna de consumo gerada por uma necessidade não-atendida do mercado traz neste artigo a continuidade de uma linha de ações e raciocínio no incentivo na busca para a pergunta:


Onde você quer estar como profissional de Segurança e Medicina do Trabalho no processo de modernização das Normas Regulamentadoras e de uma nova perspectiva de transformação nesta área ?


Sair da “Zona de Conforto” já constitui no primeiro e mais importante passo.

Como todo processo, nós também devemos acompanhar a evolução das tendências, sejam tecnológicas, industriais, profissionais e as que envolvem novas áreas ainda pouco aventuradas.

A Segurança e Medicina do Trabalho abrange elementos que envolvem interações com todas as áreas de uma empresa, permitindo, através de Programas, Análises entre outras documentações, uma riqueza de dados e conhecimentos que alguns profissionais destas áreas se transformam em especialistas, pesquisadores e inovadores através das técnicas, ferramentas, programas e softwares que são por eles produzidas.

A velha cultura do “Ctrl C” e “Ctrl V” já tem seus dias contados !

Ir um passo além, demanda na busca do novo, ou seja, entender que a modernização traz a reboque a necessidade na busca de aperfeiçoar nosso conhecimento profissional e a mudança de perspectiva quanto aos negócios.

Muitos processos e ferramentas existem no mercado Europeu e Norte Americano, além de não nos esquecermos de outras culturas que também não podem ser ignoradas por produzirem excelentes materiais.

Mas, e o nosso poder criativo, onde se encontra ?

O Brasil já demonstrou que em questões de Segurança e Medicina do Trabalho tem muito a contribuir, temos profissionais que podem e fazem a diferença, mas ainda é pouco, visto o quantitativo existente nestas áreas, onde com a associação de trabalho com outros profissionais, tais como o Ergonomista, o Fisioterapeuta do Trabalho, o Psicólogo do Trabalho e o Odontólogo do Trabalho certamente abrirá novas frentes e novas formas de se elevar o padrão da Segurança e Medicina do Trabalho dentro das empresas e no mercado externo.

Isto para por aí ? Não !

Outros profissionais que hoje diretamente não estão envolvidos com o SESMT, também podem compor, dentro de suas especialidades, um novo nível de atuação que abrange desde fatores envolvendo um TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade a problemas envolvendo questões alimentares e padrões envolvendo questões referentes ao distúrbios mentais, com diagnósticos envolvendo Neurociências e fatores relacionados as pressões como a Síndrome de Burnout,  que hoje o mercado atinge além do nível hierárquico mais alto dentro de uma empresa, todos os empregados independente de sua condição.

Daí temos o grande desafio de dar um passo além do que hoje consideramos como o padrão existente.

Vivemos hoje em um ambiente que, traz a facilidade de comunicação por meios virtuais, onde tudo que acontece, rapidamente torna-se conhecido e difundido.

As tecnologias de uso pessoal e profissional tendem a evolução natural neste rápido processo, abarcando novos serviços, novas tendências e uma nova forma as quais devemos nos adaptarmos.

Poxa ! Mas e a Segurança e Medicina do Trabalho, onde entra nisso tudo ?

Entra exatamente em darmos um passo além do que hoje nos encontramos; sair da zona de conforto.

Para que entendamos melhor, este processo, progressivamente as enfermidades daqui um tempo, estarão concentradas mais nas questões mentais do que físicas, entendendo que neste processo, a indústria 4.0 terá eliminado muitas das condições envolvendo riscos que hoje são presentes.

Mas o que fazer enquanto isso não acontece ?

Eis a questão !

Você, profissional como enxerga ?

Reforçando aquilo que em nosso artigo “Um bom Negócio” abordou, o que podemos oferecer de diferente, ou seja, prover de novos elementos, novas técnicas e uma mudança para o cenário existente.

Vejamos um ponto simples, “Gestão”, uma palavra que envolve uma complexidade para ser estruturada, mantida e obter resultados, envolvendo neste processo a busca de novas metas, novos desafios.

E é este o cenário que vem se apresentando com a modernização das Normas Regulamentadoras, a gestão documental, de dados, de resultados e de meios que demostrem processos eficazes e assertivos, garantindo a qualidade de trabalho e a lucratividade das empresas sem comprometer a saúde dos trabalhadores.

Mas para isso ser realidade, devemos mudar ! Aperfeiçoar !

Você possui uma NR ? Além dela, quantos livros técnicos ?

Como se diferenciar no mercado sem fontes de consulta ?

Quantas vezes no ano você participa de Feiras, Congressos, Seminários e Cursos ?

Como se diferenciar no mercado sem obter novos conhecimentos ?

São nestas simples perguntas que concluímos com uma última pergunta.

Como você, profissional se mantém atualizado ?

Então, nosso desafio indica que temos de dar um passo além !

Comentários

  1. Artigo muito bom. Pessoalmente, acredito que é preciso pensar na segurança do trabalho desde a escola, quando as crianças começam a se preparar para o ingresso na universidade. Para que tenham uma ideia do que é e possam entender a tempo se essa segurança não existe e o que fazer a respeito. Por isso, uso o aplicativo de restrição de chamadas recebidas quando meus filhos estão aprendendo. Porque não quero que algo os distraia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas