O que é Proficiência ?

     Proficiência é a demonstração de um conhecimento, competência e capacidade.


        Proficiência é um adjetivo para Qualificar o profissional que tem um total conhecimento sobre determinado assunto o qual executa com muita proficuidade, habilidade e competência.

    Um profissional Proficiente possui a habilidade e a capacidade na demonstração de conhecimento em um determinado assunto, utilizando além das informações técnicas, exemplos práticos do dia a dia.

       Nem todas as NR´s exigem a comprovação de Proficiência, o que acaba confundindo muitos profissionais quanto a poder ou não ministrar um Curso ou Treinamento.

          As NR´s que exigem comprovada Proficiência são:

          NR 33

       33.3.5.7 - Os instrutores designados pelo responsável técnico, devem possuir comprovada Proficiência no assunto.

         NR 35

    35.3.6 - O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada Proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional Qualificado em Segurança no Trabalho.

          Como seria a comprovação de uma Proficiência ? 

        A comprovação seria o profissional de Segurança do Trabalho registrar suas atividades envolvendo a uma referida NR, solicitando para que algum Gestor da empresa endosse, confirmando e dando veracidade às informações.

         Esta comprovação pode ser através de uma Declaração ou Certificação que em seu conteúdo deixe claro a atuação e consequentemente a experiência do profissional sobre a aplicação daquela NR específica. 

          Para a NR 20, existe uma diferença que deve ser observada.

        20.11.14 - Os instrutores da Capacitação dos cursos de Integração, Básico, Intermediário, Avançado I e II e Específico devem ter Proficiência no assunto

      Nota-se que não há a exigência de comprovação de Proficiência como descrito na NR 33 e NR 35, o que fica sub entendido que o profissional deve possuir a competência, aptidão, capacitação e a habilidade, aliadas a experiência adquirida.

         Mesmo neste caso, e importante o profissional efetuar o registro de suas atividades como já informamos anteriormente, pois assim, seguramente estará certo quanto a questionamentos que poderão ser levantados, colocando em dúvida a sua capacidade.

       Todo profissional de Segurança do Trabalho deve criar o hábito de estar monitorando e registrando suas experiências para que, na necessidade de ministrar um Curso ou Treinamento, apresente a comprovação da sua capacidade técnica e desmitificando os receios, medos e dúvidas. 

         Para um bom Curso ou Treinamento, o conhecimento da aplicação técnica deve estar alinhada com a prática diária, permitindo assim uma assimilação rápida e mais eficaz.

        Este conceito dependerá única e exclusivamente do profissional que estará responsável por ministrar o Curso ou o Treinamento, sendo que se o mesmo não se manter atualizado, de nada adiantará.


Comentários

Postagens mais visitadas