A Segurança Nossa de Cada Dia !

        Temos  hoje inúmeros profissionais e empresas na área de Segurança e Medicina do Trabalho, isto seria um bom motivo para que resultasse na mudança de Cultura nas empresas e consequentemente nas redução dos acidentes de trabalho.

         O Comércio dos Treinamentos onde o Certificado é emitido e o conteúdo quando ministrado acaba sendo muito aquém do que a própria Norma Regulamentadora exige.

        A formação dos profissionais está precária, com vários hiatos quanto a conhecimento e desenvoltura técnica para atuar no mercado de trabalho.

           Exemplos como o eSocial que já em vigor para as Domésticas já aponta problemas tanto pela estrutura do Governo como pelos usuários, além do que ainda está por vir.

         Grupos de Discussão que em vez de promover a busca pelo conhecimento acabam alimentando egos de profissionais, onde críticas, desrespeitos e a facilidade no fornecimento dos "modelos", demonstram o quanto está ruim e o porque não se consegue uma melhora nos padrões de segurança.

        Empresas que Gerenciam a Segurança do Trabalho para grandes empresas, onde são exigidos cursos, documentos entre outros treinamentos sem que nada tenham com a realidade de trabalho, gerando uma máfia.

          Este panorama sombrio pode até assustar, mais ainda há esperança, pois neste contexto, existem também excelentes profissionais que disponibilizam seus conhecimentos para que os recém-formados possam agregar mais bagagem e experiência, assim criando uma corrente para que mais e mais sejam beneficiados.

         Mais como mudar este panorama ?

        Cabe ao estudante dos cursos mudarem a visão e a postura, deixando de serem alunos e se tornarem realmente estudantes, pois o aluno somente assiste aula e o estudante estuda a matéria e absorve o aprendizado.

      Assim também o profissional recém-formado e aquele já com alguma experiência devem agir, buscando agregar mais conhecimentos e experiência, além de constituir o seu "networking" (rede de contatos) que muito ajudará neste ponto como também em oportunidades de trabalho.        
            
          Para tudo isso, um elemento se torna fundamental: a ética profissional, para que em meio a tantos problemas que estamos vivenciando hoje em diversos segmentos e em nossa política, uma nova geração transforme tudo em um novo "modos operandi" e inspire novas gerações.

         2016 será um ano de grandes desafios e as conquistas dependerá do que você irá querer.

            "Você nunca estará muito velho para estabelecer um novo alvo ou sonhar um novo sonho"
C. S. Lewis 



Comentários

Postagens mais visitadas