eSocial e a Segurança e Medicina do Trabalho

      Para falarmos do eSocial, inicialmente temos que conhecer informações sobre:

        - O que é o eSocial ?

        - O que irá abranger suas informações ?

        - Onde entram as informações de Segurança e Medicina do Trabalho ?


O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal:

- Caixa Econômica Federal;

- Instituto Nacional do Seguro Social – INSS;

- Ministério da Previdência – MPS;

- Ministério do Trabalho e Emprego – MTE;

Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. 


Para maiores informações acesse o site 




       O eSocial envolverá a interação de diversas áreas da empresa, promovendo neste sentido maior e melhor comunicação entre as mesmas, condição que atualmente não ocorre de forma eficaz e eficiente.

Com informações que envolvem vários documentos referentes a Segurança e Medicina do Trabalho, podemos verificar que haverá um grande problema para as Empresas caso estas documentações que geram estas informações estejam com erros, inexistentes ou não apresentam harmonização e articulação de seus conteúdos.


         Para melhor entendimento, no gráfico acima temos os principais documentos que fornecerão informações no eSocial, estando nestes a relação com os eventos, demonstrando ainda que toda documentação possui uma inter-relação, onde erros e divergência acarretarão em lançamento de informação errada e consequentemente as multas serão mais frequentes.

        A maior dificuldade a ser tratada será o desafio das Empresas realmente passarem a elaborar e implantar suas documentações conforme as Normas Regulamentadoras e Legislação Previdenciária, bem como os profissionais em Segurança e Medicina do Trabalho realmente fazerem uso de seus conhecimentos neste processo, eliminando assim aqueles profissionais que trabalham na filosofia do Ctrl C e Ctrl V.

          O eSocial promoverá meios para que muitas documentações sejam tratadas de forma séria e eliminará as famosas "mutretas" que encontramos no dia a dia, promovendo a interação de todos os Departamentos da Empresa.

           Por fim, atender o eSocial poderá ser uma enorme "dor de cabeça" para muitos ou uma ferramenta tranquila, embora trabalhosa para gerenciar a Segurança e Medicina do Trabalho, além dos demais Departamentos envolvidos na Empresa. 



Comentários

Postagens mais visitadas