A Química da Segurança

       A Segurança do Trabalho apresenta particularidades e principalmente detalhes que fojem a percepção, ao ponto de poderem promover resultados positivos ou negativos para uma Empresa.



         Qual a Química dessa combinação ?

         O poder de prover documentações e ações que impactam diretamente na Produção e em toda a Empresa está na capacidade do profissional de Segurança do Trabalho em aplicar a legislação, onde efetivamente obtenha uma estrutura consistente que permita a tranquilidade e a operacionalidade de todo o sistema.

     Para muitos pode ser uma tafera de extrema complexidade, sendo inatingível este processo.

        Não que seja por incompetência, mais sim, por inúmeras condicionantes que em sua somatória irão favorecer o insucesso.

          Como reverter ou evitar essa situação então ?

        São ações que em alguns casos dependerão de sua intervenção e outras em que você estará impossibilitado, mesmo assim, não pode haver desistência, o importante é manter o profissionalismo em assegurar o cumprimento da legislação de Segurança e as condições que permitam a execução de uma atividade com segurança.

      Todas essas condições estarão existentes em uma Obra, seja esta Civil ou Industrial, onde um ponto, embora seja fácil dizer, difícil é para muitos exercitar, é ter a calma e o dicernimento em resolver as inúmeras situações diárias que ambas as Obras apresentam em seu dia a dia.

       De que adianta entrar na sintonia do "stress" se nada poderá ser alterado sem a calma e o olhar crítico para que uma solução seja apresentada e consequentemente o problema resolvido.

           Qual o resultado que se pode esperar em se despreender uma energia imensa em alimentar um problema em vez de se econimizá-la para canalizar na sua solução.

           São reflexões que devem ser feitas para que o seu trabalho possa ser definido entre o "Paraíso" e o "Inferno".

            Para uma reflexão, deixo um texto que não tenho o autor, mais muito nos faz refletir sobre tudo o que foi escrito acima.


Conceitos

 
Tenha controle da sua língua. Sempre diga menos do que pensa. Cultive voz baixa e suave. A maneira como se fala muitas vezes impressiona muito mais do que aquilo que se fala.

Pense antes de fazer uma promessa e depois não dê importância ao quanto lhe custa.

Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.

Tenha interesse nos outros, em suas ocupações, seu bem-estar, seus lares e famílias. Seja alegre com os que riem e lamente com os que choram. Deixe cada pessoa com quem encontra sentir que você lhe dispensa importância e atenção.

Seja alegre. Tenha cuidado com o jeito da boca. Esconda suas dores, seus desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria de histórias boas e aprenda a contá-las.

Conserve a mente aberta para todas as questões da discussão. Investigue, mas não argumente. É marca de ser superior...discordar e ainda conservar a amizade.

Deixe as suas virtudes falarem por si mesmo e recuse falar das faltas e fraquezas dos outros. Desencoraje murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas aos outros.

Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e humor não valem a pena e freqüentemente magoam.

Não faça caso das observações más a seu respeito. Só viva de modo que ninguém as acredite. Nervosismo e indigestão são causas comuns para maledicência.

     Não seja tão ansioso a respeito de seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve seu temperamento calmo, esqueça de si mesmo e receberá sua recompensa.


Comentários

Postagens mais visitadas