Como Elaborar uma APR
A elaboração de uma APR - Análise Preliminar de Risco não é tão simples e não deve ser somente por encargo do Técnico em Segurança.
Onde estaria a responsabilidade do Técnico em Segurança ?
Inicialmente vemos em muitas empresas a prática do TST elaborar APR´s para as atividades, porém fica uma pergunta, será o TST detentor de todo o conhecimento para contemplar as fases daquela atividade, de modo a poder elaborar uma APR que atenda plenamente a sua função?
Para uma atividade habitual / rotineira é mais aplicável se elaborar um Procedimento de Trabalho.
Para a atividade não habitual / não rotineira a aplicabilidade da APR é promover ações de segurança para aquela atividade temporária.
Como elaborar uma APR então ?
1. Deve-se primeiramente obter informações sobre a atividade a ser executada, tais como: Local, Área, Setor, o que será executado, etc.
2. Como o TST não é o executante, ninguém melhor que o Encarregado / Supervisor para descrever o passo a passo da atividade.
3. Se possível envolva os funcionários que irão executar a atividade de modo a se nivelar as informações.
4. Registre estas informações em um documento (veja o modelo abaixo).
A importância de se evidenciar as informações tem o intuito de se evitar controvérsias e problemas quanto a informação sobre a a atividade, evitando assim uma APR fora da realidade da atividade a ser executada.
Observe que temos na estrutura deste documento:
1. Data.
2. Hora.
3. Empresa
4. Atividade a ser Executada.
5. Localização da Atividade.
6. Descrição da Atividade a ser Executada (Passo a Passo)
7. Máquinas, Equipamentos, Ferramentas Utilizados
8. Atividade a ser Executada envolve serviços com
9. Fontes de Energia a serem Desligadas, Travadas, Bloqueadas
10. Envolvidos na Atividade (Nome e Assinatura)
11. Identificação do Encarregado Supervisor e TST.
12. Identificação do responsável pelo preenchimento
Após a coleta das informações, a elaboração da APR fica mais fácil.
Elabore a APR observando para cada condição apresentada os riscos e promova as ações mitigadores, isto é, para cada risco deve existir uma ação mitigadora.
Complemente no campo Observações, informações que forem necessárias.
Antes de implantar a APR, efetue uma conferência com os envolvidos para checar se as informações estão certas e depois sim, colete as assinaturas dos responsáveis.
1. Responsável pela Elaboração
2. Responsável pelo Contrato
3. Responsável pela Execução do Serviço / Atividade
4. SESMT
Por fim, monitore a APR para em caso de alguma alteração na atividade, a mesma também ser atualizada.
Muito bom esse modelo de APR. Parabéns pelo conteúdo também, muito útil.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário.
ResponderExcluirA minha intenção é de exatamente promover a ajuda e despertar ao demais profissionais o crescimento profissional.
Muito bom mesmo para nos profissionais da área de TST essas informações são muito valiosas.
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