Construindo um Profissional em Segurança do Trabalho

            Quem é o profissional em Segurança do Trabalho ?


         Temos atualmente uma demanda de vagas para Segurança do Trabalho, onde inversamente proporcional um batalhão de profissionais formados a procura de uma oportunidade de trabalho.

         O que está ocorrendo então para que esta demanda não seja atendida apesar de tantos profissionais disponíveis ?

          O que está faltando ?

        Para estas questões a ilação está em pontos importantes que o mercado de trabalho exige para este profissional.

      No âmbito destas exigências temos as cinco características mais votadas, na ordem de exigência das empresas, referentes ao perfil profissional:

       1.Boa comunicação;

       2.Flexibilidade;

       3.Liderança;

       4.Alta Energia;

       5.Pensamento Estratégico.

    "As competências técnicas valem pouco se o funcionário não tem a disposição interna para colocá-las em ação", diz Tânia Casado, Coordenadora do Programa de Desenvolvimento de Carreiras da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Fonte: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/mapa-emprego-2011-298-214-vagas-todo-brasil-624732.shtml


      Hoje, observa-se o que podemos chamar de "Geração Ctrl C e Ctrl V", onde copiar e colar "modelos" que são solicitados constantemente em grupos de discussão demonstra claramente a deficiência para muitos profissionais em conseguir através das 4 perguntas estar "Profissionalmente Atualizado".

       Vejamos que, no transcorrer do exercício profissional nos deparamos com inúmeras situações que nos remetem a ir muito mais além do que aplicar o conhecimento adquirido.

       Observe que na aplicação em promover a Segurança na empresa, temos que paralelamente observar, interferir, estudar, orientar e para alguns casos, até mesmo executar atividades que não fazem parte da base curricular estudada e daí vem as dificuldades.

        Para isso, cabe ao profissional desenvolver uma visão 360º de sua área.

        Mais o que seria então essa Visão 360º ?

No termo mais simples, fazer somente segurança nos dias de hoje não é suficiente.


     Aprender nos leva também a Ensinar e esta situação faz parte de nosso dia-a-dia na Segurança e Medicina do Trabalho, pois se hora cobramos, hora também seremos cobrados.

      A paciência é uma virtude que devemos trabalhar em adquiri-la, pois não adianta entrar em desespero por algo que dependerá de um estudo, uma interpretação e uma análise, pois além da “paciência”, a “persistência” ajudará a Você chegar ao seu objetivo.

      A questão é simples, o que Você projeta para a sua vida profissional daqui a 5 anos ou 10 anos ?

     Sendo que a resposta dependerá do que Você irá programar na sua vida profissional quanto a crescimento,  compartilhamento e a humildade em aprender.




Comentários

Postagens mais visitadas